Área de Atuação
Destacam-se, dentro das diversas especialidades na engenharia rodoviária, as avaliações e estudos referentes a pavimentação, estudos geotécnicos e de tráfego, principalmente daqueles que se referem e subsidiam à pavimentação.
Projeto de Pavimentação
Os projetos de pavimentação devem considerar todas as particularidades das estruturas a serem avaliadas.
Dependem substancialmente da qualidade de informações referente à fundação do pavimento, projeção do tráfego de projeto, materiais constituintes do pavimento e das patologias que são observadas na superfície do revestimento, no caso de restaurações.
Estudos de alternativas de estruturas de implantação de pavimentos, assim como alternativas de restauração de pavimentos existentes também fazem parte desta atividade, onde são consideradas todas as possibilidades tecnicamente compatíveis e equivalentes.
Tipos de Pavimentos Novos:
- Pavimentos Flexíveis;
- Pavimentos Compostos (ou Invertidos);
- Pavimentos Semi-Rígidos;
- Pavimentos em Blocos Articulados;
- Pavimentos Rígidos.
Alternativas de Restauração de Pavimentos
- Aplicação de camadas delgadas de materiais asfálticos polimerizados;
- Sobreposições Simples;
- Fresagens e Recomposições;
- Reconstruções;
- Reciclagens de Pavimentos.
Retroanálise de Pavimento
A retroanálise dos pavimentos é um tipo de avaliação feita a partir de dados da estrutura existente de um determinado pavimento.
Conhecendo-se a linha de influência deflectométrica (bacia) na superfície da estrutura, que usualmente se obtém pelo ensaio de equipamentos de impacto do tipo Falling Weight Deflectometer (FWD), assim como as espessuras, constituição e parâmetros de cada camada do pavimento, é possível realizar a retroanálise para a determinação dos módulos de resiliência de cada um dos materiais.
Estes valores são fundamentais para a avaliação mecanicista do pavimento e trazem importantes informações acerca do pavimento. Através deles é possível verificar a integridade de cada camada, estimar-se a vida útil remanescente do pavimento e as medidas adequadas a sua restauração.
Verificação Mecanicista
O dimensionamento de estruturas de pavimento pode ser realizado por critérios e metodologias preconizadas por órgãos públicos, tais como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, Departamento de Estradas de Rodagens - DER, prefeituras de várias cidades. Entretanto, algumas destas metodologias não prevêem danos ao pavimento que análises mais modernas podem prever. Para estes casos, há a opção da análise mecanicista que pode prever de maneira mais precisa o comportamento das estruturas.
Trata-se de avaliações realizadas à luz de critérios e modelos mecanísticos que levam em consideração propriedades elásticas dos materiais integrantes do pavimento, assim como as respostas em tensões, deformações e deflexões que a estrutura exibe, mediante a aplicação de cargas em sua superfície.
É um tipo de análise cada vez mais exigido pelos clientes e órgãos públicos, tanto para projetos de pavimentos novos, quanto para projetos de reforço de pavimentos existentes.
Estudos Geotécnicos
Todos os levantamentos de caracterização do pavimento existente são considerados estudos geotécnicos.
A análise destes resultados são de grande importância para que seja feito um bom projeto.
Análises de estabilidade de taludes também podem ser realizadas. Sondagens locais e resultados de ensaios triaxiais dos materiais constituintes dos maciços devem ser conhecidos para a realização destas análises.
Inventário de Defeitos de Superfície
Os levantamentos de defeito de pavimento visam subsidiar análises para projetos de restauração de pavimento, assim como identificar as regiões onde se fazem necessárias intervenções de recuperação como reparos locais.
Os levantamentos seguem normas técnicas preconizadas pelos órgãos nacionais e/ou especificações definidas pelo cliente.
A equipe de campo está também preparada para avaliar expeditamente as possíveis intervenções a serem realizadas por ocasião da restauração do pavimento e detectar causas dos defeitos encontrados na superfície da pista.
Tal procedimento proporciona informações adicionais importantes ao projeto de recuperação do pavimento.
Desta forma, levantamentos como LVC, LVD, VSA, DNIT 006/2003-PRO, para pavimentos flexíveis e ICP para pavimentos rígidos, além de outros, podem ser realizados por nossas equipes, caso haja necessidade da obtenção destas informações.
Diagnóstico do Pavimento
Nos projetos de restauração de pavimento é necessário conhecer-se profundamente as características do pavimento existente que receberá a restauração.
Ensaios convencionais tais como deflexão do pavimento, seja pela utilização de Viga Benkelman ou "Falling Weigh Deflectometer" (FWD) conhecimento das camadas constituintes da estrutura pela abertura de poços, ensaios de caracterização e Índice de Suporte California (CBR), levantamento de condições de superfície do pavimento e medidas de irregularidade longitudinal, podem ser complementadas por ensaios triaxiais de cargas repetidas de materiais granulares e solos, análise visual de testemunhos extraídos através de sondas rotativas, ensaios de compressão diametral em materiais betuminosos.
Estudos de Tráfego
Os estudos de tráfego têm por uma de suas finalidades subsidiar o dimensionamento da estrutura de pavimento ou de seu reforço.
Para isso são avaliadas as frotas no que se refere ao espectro de cargas e tipos de veículos comerciais leves, médios e pesados circulantes na região de projeto.
A análise da frota pode também fornecer informações sobre o nível operacional da via, de maneira a possibilitar a verificação de necessidade de implantação de faixas adicionais, duplicações de pista e também modificações em cruzamentos de passagens em nível para interseções em desnível.
Cadastro de Pontos Notáveis e Demarcação de Referências
A localização e referência dos diversos dispositivos encontrados no trecho de projeto fazem parte de nossas atividades. Alimentam de dados para a elaboração de unifilares e retigráficos funcionais de rodovias e ferrovias.
Cadastro de marcos quilométricos e placas em geral, assim como dispositivos de sinalização horizontal, podem subsidiar os diversos setores de projeto viário.
As posições de pontes, viadutos, acessos, pontos de ônibus e áreas de base da polícia rodoviária e balanças complementam o cadastro de dispositivos em pista.
Informações como larguras de faixas de rolamento e de acostamento, bem como medidas de degraus entre pista e acostamento consubstanciam o projeto de pavimentação.
Todos os cadastros podem ser georreferenciados, caso seja necessária esta informação.
Estas informações podem ser confirmadas posteriormente pelos levantamentos topográficos ou rastreamentos a laser.
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